Quem nunca se questionou o porquê de algumas perguntas serem feitas durante o processo seletivo e qual seria a finalidade desses questionamentos, que em alguns momentos parecem não fazer sentido algum.
Primeiramente, gostaria de esclarecer que o recrutador jamais faria perguntas sem sentido ou fundamento para o perfil da vaga.
Essas perguntas de caráter comportamental, geralmente estão atreladas a identificação de perfil do candidato, análise de comportamentos futuros e entendimento de determinadas situações vividas anteriormente no âmbito profissional, de forma a avaliar possíveis padrões comportamentais.
Não existem respostas certas ou erradas para as perguntas comportamentais, mas separamos algumas dicas que podem te ajudar a estruturar de forma estratégica suas respostas.
- Por que você quer trabalhar nessa empresa?
Nesse questionamento o recrutador tem a intenção de extrair na sua resposta suas motivações para atuar na organização, a compatibilidade que você tem com ela e o quanto você conhece da empresa. Além disso, é possível identificar se seus valores, objetivos e perfil são compatíveis com o esperado.
- Por que devemos te contratar?
Quando o recrutador faz esse tipo de questionamento ele não está interessado em entender as suas necessidades pessoais de conseguir uma oportunidade de emprego. Mas sim, compreender no âmbito profissional quais são suas habilidades e competências que te capacitam para atuar na empresa, quais são seus diferenciais perante a concorrência e o que faz de você o melhor candidato para essa vaga.
- Quais são seus pontos fortes e a desenvolver?
Ao fazer essa pergunta, a empresa está interessada em conhecer quais são suas habilidades e competências de maior relevância para o perfil da vaga e quais são seus pontos de desenvolvimento que precisam ser aperfeiçoados para ter maior adesão com as rotinas da posição. Além disso, através dessa análise é possível alinhar em quais aspectos você vai precisar de apoio e como vocês poderão trabalhar juntos nesse desenvolvimento.
- Como você lida com feedbacks negativos?
O feedbacks mesmo que negativo é uma forma de cuidado que a empresa e a gestão tem com seus colaboradores, é a possibilidade de aprendizado e aprimoramento profissional e comportamental a partir de uma crítica. Dessa forma, essa pergunta tem como objetivo entender como você recebe e encara críticas dentro do ambiente profissional e diante dessa crítica, como será sua postura e comportamento. Você encara essa crítica como combustível de aprendizado e melhoria ou você encara como uma forma de desmotivação e gera descontentamento pela empresa?
Por fim, lembre-se que a finalidade do processo seletivo é conhecer seu perfil profissional e pessoal, buscando afinidades entre você, a vaga e a empresa. Nem sempre todos os questionamentos realizados serão confortáveis de responder, mas serão necessários para análise de perfil.
Sendo assim, a melhor estratégia para mandar bem no processo de entrevista sempre será o autoconhecimento, a preparação prévia e o conhecimento que você tem relacionado a vaga e a empresa na qual está pleiteando uma oportunidade.
Boa sorte, pessoal!
Gerente de Desenvolvimento de Carreira – Greice Martinez