Fui demitido e agora?

7 dicas de como recomeçar 

O início de um novo ano quase sempre é atrelado a novos recomeços e  objetivos, e no meio corporativo não é diferente. Geralmente nessa etapa do ano as empresas começam a se preparar para estabelecer novas metas e estratégias de negócio, bem como, revisitar o que não deu tão certo no ciclo anterior. Por esse motivo, essa época do ano é marcada pelo aumento de demissões e lay offs, o que acaba sendo uma estratégia de negócio para as empresas. 

Sabemos que uma demissão deixa qualquer pessoa triste ou até mesmo desmotivada, mas não devemos nos esquecer que algumas empresas estão demitindo, porém outras estão contratando, por isso você deve estar preparado(a) para se posicionar de forma estratégica diante das novas oportunidades. 

E para te ajudar, separamos 8 dicas para que você possa se posicionar de forma estratégica após o processo de demissão. 

1- Cuide da sua saúde mental

O processo de desligamento em muitos casos pode ser difícil ou até mesmo doloroso, tire alguns dias para refletir e digerir seus sentimentos e emoções, mas não se culpe ou se martirize pelo ocorrido. Invista seu tempo e pensamento em atividades que possam te ajudar a melhorar a saúde mental, como meditação, caminhada ou exercício físico de sua preferência. 

2- Procure entender o motivo da demissão

Aproveite também esse momento para fazer uma autoavaliação da sua trajetória na empresa. Converse com o RH para entender como foi seu desempenho durante seu período de trabalho, solicite feedbacks e entenda o motivo do desligamento. 

A partir dessas informações estruture seu marketing pessoal, tenha definido quais são seus diferenciais, pontos fortes e conquistas realizadas durante a sua carreira, essas características serão seu diferencial durante o processo de apresentação do seu perfil para as empresas.

3- Faça uma avaliação da sua carreira profissional

O mercado de trabalho está em constante mudança e movimentação, por isso, esteja atento às atualizações que estão surgindo na sua área de atuação. Aproveite essa oportunidade para se auto avaliar, identificar suas competências e habilidades que estão alinhadas com as vagas que irá pleitear. Não deixe de se manter atualizado e buscar o aperfeiçoamento de suas competências, seja por meio de palestras, workshops ou leitura de conteúdos, tem também vários cursos gratuitos que você pode fazer para se atualizar.

4- Atualize seu currículo e Linkedin

Revisite seus documentos de apresentação profissional (currículo, carta de apresentação e Linkedin) e atualize as informações se necessário. Além disso, procure no Linkedin profissionais que atuam na sua área de interesse e compare como eles estão dispondo as informações em seu perfil. A partir disso, podem surgir ideias e estratégias de como atualizar seu perfil, tornando o mesmo mais competitivo para o mercado. 

5- Faça uma lista de empresas que gostaria de trabalhar 

Busque através de sites, blogs ou até mesmo via Linkedin, empresas que estão em alta no mercado ou estão recebendo investimentos financeiros. Siga essas empresas no Linkedin e demais redes sociais, acompanhe as vagas que estão sendo divulgadas por elas (Linkedin ou Trabalhe Conosco).

Enviei convite de conexão para os profissionais responsáveis por contratação ou líderes da área que deseja atuar. Surgindo oportunidade, se apresente, relate cases de sucesso e por fim seu interesse em atuar na empresa.  

Essa postura pode aumentar a visibilidade do seu perfil e suas chances de se recolocar no mercado. 

6- Comunique sua rede que está em busca de recolocação profissional 

O símbolo “Open to Work” é seu aliado nessa etapa de busca por recolocação, utilize o mesmo para divulgar que está em busca de novas oportunidades e desafios. Essa ação pode aumentar suas chances de receber indicações de vagas pelos seus colegas e aumentar a visibilidade do seu perfil por parte das empresas e recrutadores. 

7- Estruture uma busca por novas oportunidades

Procurar emprego é uma atividade que deve ser realizada diariamente, por isso defina horários do seu dia para se dedicar a essa busca. Pesquise vagas em sites, redes sociais e profissionais, bem como,  através de colegas de profissão e amigos em geral.

Cadastre seus perfis em sites de divulgação de vagas e recolocação profissional, crie alerta de vagas nessas plataformas para receber oportunidades através do seus meios de comunicação.

Por fim, lembre-se que ter uma agenda definida com ações todos os dias, será útil não só para ocupar sua mente, mas irá aumentar sua chances de se recolocar rapidamente.

É possível passar por essa fase de uma forma mais leve, direcionando  a sua energia para cuidar melhor de você e, claro, sem deixar de procurar uma recolocação, porque esse é um ótimo momento para pensar na sua carreira e definir novas metas e objetivos profissionais.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe !